Categorias

Apple tinha vaga secreta para engenheiro na internet

Já pensou em trabalhar como desenvolvedor para a Apple? Ter acesso a toda sua infraestrutura? Lidar com “exabytes” de dados de usuários? Para isso acontecer, você deveria ter encontrado a vaga secreta…

A empresa disponibilizou em um endereço escondido entre os seus servidores um anúncio solicitando um engenheiro de talento para trabalhar em um grande projeto de seu ecossistema.

A vaga estava disponível em  us-west-1.blobstore.apple.com (nem adianta visitar mais, já foi removida), foi encontrada por um jornalista da ZDnet e divulgada na internet. Na descrição do posto, estava especificado que o profissional contratado iria trabalhar com “Exabytes de dados, dezenas de milhares de servidores e milhões de discos rígidos” e conhecimento em Java 8 era fundamental, assim como modernas tecnologias de servidor e sistemas distribuídos.

Oficialmente, a Apple não ofereceu qualquer comentário sobre o anúncio escondido e ele foi tirado do ar tão silenciosamente quanto foi publicado. Teoricamente, o simples fato de encontrá-lo já era um teste de qualificação para a vaga e, ao menos que o posto já tenha sido ocupado, a Apple deve ter escondido o anúncio em algum outro lugar ou criou uma outra forma oculta de recrutamento para a posição.

O jornalista Zack Whittaker, responsável pela descoberta, revelou que esbarrou no endereço ao analisar o tráfego gerado por diversos aplicativos do seu iPhone. Utilizando uma ferramenta chamada Burp, a mesma utilizada por um estudante paraguaio para encontrar uma vulnerabilidade nos servidores do Google, ele descobriu um grande número de chamadas de conexão para um subdomínio blobstore dentro do domínio da Apple. Daí então, por pura curiosidade, ele digitou o endereço em um navegador e foi surpreendido pela oferta inusitada.