Categorias

Apple vai usar somente minerais reciclados em seus produtos no futuro próximo

Na véspera do Dia Terra, a Apple se comprometeu nessa quarta-feira a passar a utilizar somente minerais extraídos de reciclagem em todos os seus produtos em um futuro próximo.

A empresa ainda não sabe como pretende atingir essa meta, mas está determinada a conduzir essa mudança em toda a indústria.

A promessa faz parte do seu Relatório de Responsabilidade Ambiental de 2017: “a mudança climática é inegável. Os recursos da Terra não irão durar para sempre”, alerta a Apple. “Nós não questionamos essas realidade – nós nos desafiamos a nos perguntar o que podemos fazer sobre isso em cada parte de nossos negócios”, completa. A ideia é que todos os minerais raros e metais utilizados para a fabricação de iPhones, iPads, Macs e outros dispositivos parem de ser extraídos por mineração e passem a ter sua origem no processo de reciclagem de eletrônicos.

É uma meta ousada de uma das empresas mais pioneiras no setor. Mas há um longo caminho a ser percorrido: segundo uma pesquisa da ONU publicada no início desse ano, menos de 16% de todo o lixo eletrônico era reciclado em 2014 e não há sinais de que esse percentual tenha melhorado substancialmente desde então. Na verdade, segundo o mesmo levantamento, nos países asiáticos houve um aumento de 63% no volume de produtos eletrônicos desperdiçados que não são reciclados nos últimos cinco anos.