Categorias

Arcon alerta: Black Friday está na mira dos hackers

Marcada para o dia 24 de Novembro, a Black Friday já se consolidou como uma das mais importantes do varejo eletrônico no Brasil, mas a empresa de segurança Arcon alerta: evento do comércio eletrônico está na mira dos cibercriminosos.

Segundo a empresa, é consenso que épocas que geram algum tipo de comoção são as preferidas para o aumento do cibercrime: “enquanto o consumidor procura boas pechinchas, os cibercriminosos buscam novas vítimas”.

Para Wander Menezes, especialista em cibersegurança da Arcon, “é exatamente nessa época de picos do varejo que os ataques de phishing se proliferam”. E completa: “se em situações normais este problema já faz vítimas, eventos como a Black Friday tendem a agravar ainda mais a situação.

No ano passado um programador holandês, Willem de Groot, identificou que criminosos digitais invadiram 5.925 lojas online – ao menos 216 brasileiras – para incluir um código que roubava os dados dos cartões de crédito e outras informações dos clientes.

Para evitar dor de cabeça, o especialista da Arcon elenca 9 dicas para os compradores online não caírem em golpes:

  1. Patches de segurança e atualizações dos navegadores
    Manter seus navegadores e aplicações atualizados pode diminuir o risco de vulnerabilidades a serem exploradas.
  2. Sites de compras favoritos
    Não utilize mecanismos de busca na hora de procurar boas ofertas. Procure em sites já conhecidos nos quais confie. Esse cuidado pode reduzir as chances de parar em um site falso.
  3. Verifique os hyperlinks
    Para verificar a legitimidade de uma URL, passe seu cursor sobre o link antes de clicar nele.
  4. E-mails falsos costumam “dedurar” as más intenções
    Além da saudação genérica, o endereço de email do usuário pode estar no lugar do nome.
  5. Assaltaram a gramática!
    E-mails legítimos não costumam ter erros gritantes de ortografia.
  6. E-mails mal formatados
    Logomarcas e layouts errados, cores estranhas, imagens deformadas são sinais claros que a mensagem não veio da fonte que diz vir.
  7. Vá com calma!
    Algumas mensagens possuem tom de urgência, principalmente alegando que o estoque está acabando, a fim de que o usuário informe todos seus dados ou clique em algum link. Avalie bem antes de tomar qualquer decisão.
  8. Pedido criptografado
    Hackers exploraram vulnerabilidades para obter informações pessoais. Por isso, realize suas compras apenas em sites que usam formas de pagamento criptografadas.
  9. Conecte-se a uma rede segura
    Evite usar um Wi-Fi público, principalmente quando precisar inserir informações pessoais.