Categorias

Assistente robótico brasileiro chega ao mercado em 2018

A startup paranaense DB1 Global Software anunciou que seu projeto de assistente robótico chega ao mercado em 2018, para ajudar em diferentes tarefas do dia a dia, entendendo e se comunicando em Português.

Batizado de Tinbot, a unidade desenvolvida com tecnologia nacional tem um custo estimado de R$10.000 e pode atuar como líder de projeto, recepcionista, tradutor, gerenciador de equipes e caçador de bugs.

A ideia nasceu de um projeto interno da empresa, quando um de seus desenvolvedores, Márcio Diniz, demonstrou interesse por robótica. A DB1 investiu cerca de 60 mil reais para alavancar a iniciativa e o Tinbot foi utilizado inicialmente como gerente de equipes interno na própria empresa, comandando um time de 13 funcionários, detectando falhas de programação e alertando os profissionais para problemas.

Ana Garcia, gerente de marketing da empresa, explica que o uso de um robô como líder de projeto facilita em vários aspectos no controle de qualidade dos softwares desenvolvidos: “é diferente quando um robô chama sua atenção, mas o funcionário atende e não se sente mal por isso”. Ainda segundo Garcia, o Tinbot pode ser programado para outras funções com facilidade, se adaptando para as necessidades de diferentes empresas. “Ele é capaz, por exemplo, de identificar erros em fórmulas em planilhas eletrônicas, erros em relatórios”, explica a executiva.

Confira o Tinbot em funcionamento:

Embora o robô não esteja ainda sendo comercializado ou mesmo fabricado em larga escala, já há algumas unidades do Tinbot em testes em instituições de ensino, atuando no papel de recepcionista.

A startup busca uma parceria para agilizar o processo de fabricação do robô e seu presidente, Ilson Rezende, está na China avaliando possíveis interessados. A meta agora é reduzir o tempo de fabricação, atualmente em torno de 20 dias por unidade, assim como o preço do produto final.