A concorrência saiu na frente, mais uma vez. Por mais incrível que possa parecer, a assistente virtual Cortana, da Microsoft, chegou ao Mac.
Isto porque a mais recente versão do software de virtualização Parallels, para Mac OS X, conta com suporte ao Windows 10. Sendo assim, existe a possibilidade de uso da Cortana no Mac, enquanto a Siri, da própria Apple (e lançada em 2011), ainda não está disponível.
O Parallels Desktop 11 é vendido por valores a partir de US$ 79,99 (algo em torno de R$ 279,00, conforme a cotação atual do dólar). Dentre as outras novidades inclusas na última versão do software, estão a inicialização e o desligamento mais rápidos do Windows 8.1 e do Windows 10 (até 50% mais rápido) e melhorias na autonomia da bateria.
Usuários do Mac OS X podem agora contar com uma assistente virtual, ao contrário de muitos usuários do Windows 10 (lembre-se, a Cortana não está disponível em todos os países, nem mesmo no Brasil).
No vídeo abaixo você pode conferir a Cortana funcionando com o Parallels Desktop 11, respondendo a perguntas sobre clima, fusos horários e conversão de moedas.
O vídeo também mostra a Cortana respondendo de forma bem humorada à pergunta: “Hey Cortana, qual é o melhor, Mac ou Windows?”: