0 Compartilhamentos 192 Views

Ataque permitiria utilizar webcam e microfone de Macs

10 de outubro de 2016

Quando se tornou notória a preocupação com o uso de webcams e microfones por parte de hackers, talvez os usuários de Macs tenham ficado despreocupados. Mas não é bem assim…

O pesquisador de segurança Patrick Wardle descobriu um método que permitiria o monitoramento de transmissões realizadas a partir de computadores da Apple, sem o conhecimento do usuário.

Embora a luz indicadora do Mac sinalize quando a câmera ou o microfone foram acionados, Wardle percebeu que seria extremamente fácil produzir um malware capaz de permanecer adormecido até o momento em que o próprio usuário tome a iniciativa de ligá-los. Então, quando a vítima resolve realizar uma transmissão através do Skype ou do Facetime, por exemplo,  e a luz indicadora acende, o vírus conseguiria capturar o conteúdo de áudio e vídeo e enviar para seu criador, sem que fosse percebido.

Já existem vírus capazes de afetar o Mac e acessar webcams e microfones, mas nenhum consegue burlar o alerta do led ou aproveitar a oportunidade certa para agir. Entretanto, Wardle alerta que “são apenas algumas linhas de código, e isso não iria requerer nenhum tipo de privilégio especial. Atualmente, um malware de Mac como o Eleanor poderia facilmente implementar essa capacidade com seu código”.

Para o pesquisador, esse tipo de ação é ainda mais nociva do que a ativação aleatória da webcam. Geralmente, quando a vítima usa espontaneamente a câmera e o microfone é para conversas privadas, intercâmbio de informações ou mesmo reuniões de negócios que podem oferecer um conteúdo valioso para cibercriminosos. Felizmente, no momento, não há nenhum ataque conhecido com essa funcionalidade.

Patrick Wardle apresentou sua descoberta na conferência Virus Bulletin, na quinta-feira passada. Wardle também criou uma ferramenta gratuita, batizada de Oversight, que é capaz de detectar a intrusão de outros processos durante transmissões. Se algum malware tentar interceptar o que está sendo exibido em vídeo ou áudio, o aplicativo emite um alerta e permite o bloqueio. Além disso, o Oversight faz um registro da ocorrência no sistema, permitindo que especialistas e administradores possam analisar o incidente posteriormente.

 

Carregando...

Você pode se interessar

Você está aprendendo JavaScript errado
Artigos
4 visualizações
Artigos
4 visualizações

Você está aprendendo JavaScript errado

Carlos L. A. da Silva - 25 de maio de 2020

O que esse desenvolvedor diria para si mesmo mais jovem, quando ainda estava estudando a linguagem.

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)
Notícias
16 visualizações
Notícias
16 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)

Carlos L. A. da Silva - 22 de maio de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Tech Summit ON – Grupo Movile acontece entre os dia 25 e 29
Notícias
14 visualizações
Notícias
14 visualizações

Tech Summit ON – Grupo Movile acontece entre os dia 25 e 29

Redação - 21 de maio de 2020

Evento, que terá duração de 5 dias, vai compartilhar cases e desafios dos times de tecnologia, além de palestras de mercado com executivos do Grupo

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A origem do Zoom
Artigos
13 visualizações
13 visualizações

A origem do Zoom

Carlos L. A. da Silva - 19 de maio de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (15/05)
Notícias
24 visualizações
24 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/05)

Carlos L. A. da Silva - 15 de maio de 2020
Como apagar a pasta Removable Storage Devices da Área de Trabalho
Dicas
17 visualizações
17 visualizações
Dicas do Google sobre como evitar golpes relacionados à COVID-19
Artigos
21 visualizações
21 visualizações