Steam Discovery Update
Categorias

Atualização “Steam Discovery”: nova home page e mais personalização na loja da Valve

A Valve deu uma repaginada na home page do Steam. Isto dentre outras coisas, não se engane. O novo layout, o novo visual, representam apenas a superfície, digamos. Parte de algo bem mais profundo e que tem por objetivo final, claro, fazer com que o usuário acabe comprando mais, ao ser capaz de encontrar com mais facilidade e rapidez aquilo que deseja (o inverso também é verdadeiro: conteúdo de interesse do jogador também chegará até ele mais facilmente).

A empresa de Gabe Newell lançou a atualização “Steam Discovery”, para tornar a utilização da loja mais personalizada, mais de acordo com as características e preferências de casa usuário. Novos recursos e filtros estão disponíveis, também para melhorar a experiência do comprador, principalmente devido à enorme quantidade de jogos que estão sendo por lá lançados.

Steam Discovery Update

Segundo a Valve, durante os últimos 9 meses mais de 1.300 novos títulos foram adicionados ao catálogo do Steam, e o número de contas ativas ultrapassou os 100 milhões. Se fizermos as contas considerando estes dados, chegamos a cerca de 144 novos jogos lançados a cada mês.

Nos esforçamos bastante para aumentar o número de títulos que podemos publicar no Steam, o que significa mais opções para os clientes. Esta atualização introduz numerosos recursos e funcionalidades para ajudar os clientes a explorar o catálogo em crescimento do Steam e encontrar os games que eles estão mais interessados em jogar“, disse Alden Kroll, da Valve.

Esta atualização certamente cairá nas graças de muita gente, mesmo que mais gastos façam parte do processo. O Steam é hoje indiscutivelmente a maior loja de games para PC do mundo. Não somente uma loja, aliás, mas também uma plataforma espetacular.

Adorado por quem joga no PC, o serviço fideliza o comprador através de um excelente conjunto de recursos (muitos deles integrados aos games), ferramentas que ajudam a fortalecer ainda mais a comunidade, como o Steam Workshop, preços excelentes, acessibilidade e promoções frequentes (diárias, no meio e no final de cada semana, sazonais, etc).

Com o “Steam Discovery Update” a Valve pretende otimizar a experiência de compra. Temos agora uma home page mais inteligente, que oferece indicações de jogos de acordo com nossas compras e também de acordo com os games que jogamos. O sistema também leva em consideração aquilo que se encontra em nossa lista de desejos, os títulos que simplesmente visualizamos, mesmo que rapidamente, e as recomendações de amigos.

No topo da página temos também um menu chamado “For you”, ou “Para você”, e ali são feitas diversas recomendações, inclusive das tags que mais estão de acordo com o nosso gosto. Também podemos explorar nossa queue (fila), sendo que aí podemos “ajudar o sistema a nos ajudar”, adicionando os títulos sugeridos à nossa wishlist ou adquirindo-os, claro.

Steam Discovery Update

Podemos seguir os jogos exibidos na “Discovery Queue”, para que novidades a respeito sejam a partir daí exibidas em nosso feed, ou então dizer ao sistema que não estamos neles interessados. Após realizar estes procedimentos com cada jogo, podemos solicitar o próximo título na fila, para então “processá-lo”.

Os títulos que formam esta fila também são aí inseridos conforme nossa “atuação” na loja, vale lembrar. Cada queue conta com 12 games, e ao finalizá-la, o próprio jogador pode iniciar uma nova, valendo também lembrar que a loja gerará uma nova todos os dias, até mesmo para refletir quaisquer possíveis novidades.

O sistema de buscas do Steam também foi melhorado. Ele está mais poderoso, e as páginas de resultado contam com diversos filtros que podem ser utilizados para refinar ainda mais a busca (tags, gênero, recursos presentes nos jogos – títulos com suporte ao Steam Workshop ou com suporte total a controles, por exemplo – idiomas, etc).

Steam Discovery Update

Outro recurso muito interessante introduzido através da atualização “Steam Discovery” é o sistema de Curadores (Curators). Grupos, usuários e organizações podem se tornar curadores, recomendando jogos e escrevendo sobre eles. A partir de 10 recomendações publicadas, os curadores passam a ser exibidos em listas para que os usuários os sigam.

Já existem diversos curadores com listas e opiniões interessantes e importantes, como por exemplo a PC Gamer, o “The Jim Sterling Collection”, do Jim Sterling, do The Escapist, o “Devolver Digital Super Fun Club” e o “Get Games Cheap”.

As opiniões destes grupos de curadores serão exibidas tanto na home page do Steam quando nas páginas de cada jogo. É possível incluir links para websites em recomendações e reviews, por exemplo (para fornecer ao comprador mais detalhes sobre o jogo em questão, quem sabe). Trata-se de uma espécie de sistema de ajuda mútua, também, como podemos perceber, e a própria Valve sugere que com o recurso, qualquer um pode se transformar em um formador de opinião.

Trata-se de um sistema bem interessante e útil, o qual reforça ainda mais o espírito de comunidade do Steam. Teremos mais opiniões, mais informações e mais interação, em páginas individuais, no feed e na própria página inicial.

O “Steam Discovery Update” torna o site de distribuição digital da Valve não só mais inteligente, mas também mais focado nos gostos dos jogadores. Diversos filtros podem ser utilizados, e podemos, por exemplo, incluir ou excluir jogos do “Steam Early Access”, títulos para Linux ou Mac e games ainda não lançados.

Steam Discovery Update

Cada seção da home page também pode ser customizada, e podemos aí escolher o que desejamos visualizar ou não. Até mesmo o tradicional slider no topo do site conta agora com itens “Recommended for you” (Recomendados pra você).

A Valve sabe mesmo como cativar e manter seus clientes engajados, inserindo-os em um processo que em outras lojas é fechado. Jogadores e organizações ajudando outros jogadores em suas compras, beneficiando o Steam e a Valve, claro, mas também utilizando ferramentas que podem colocá-los em evidência e, quem sabe, garantir algumas visitas a mais (caso possuam um site ou blog focado em jogos eletrônicos).

Mas cuidado, agora a loja ficou ainda mais “perigosa”, e o seu bolso pode sofrer as consequências. 😉