Categorias

Austrália começa a usar drones para combater a ameaça de tubarões nas praias

Autoridades australianas iniciaram um programa experimental que está utilizando drones para combater os ataques de tubarões nas praias do estado de New South Wales.

As aeronaves controladas remotamente por uma equipe em terra são equipadas com câmeras de altíssima resolução para facilitar a identificação da movimentação dos tubarões na água.

Em caso de ataques contra banhistas, o drone está preparado para lançar uma cápsula de emergência, que contém um bote inflável com capacidade para até três pessoas, um kit de primeiros socorros e um repelente contra tubarões, para prestar socorro às vítimas até a chegada dos salva-vidas.

drone-australiano

O drone de 180 mil dólares é um “Little Ripper” da Westpac e já está em funcionamento na região. Cada aparelho tem uma autonomia de voo de 150 minutos e programadores já estão em um programa capaz de identificar a presença de tubarões na água automaticamente pela análise da transmissão.

No ano passado, New South Wales registrou 14 ataques de tubarões em sua costa, inclusive com uma vítima fatal. Nessa fase inicial do sistema de monitoramento aéreo, serão utilizados 17 drones para patrulhar o litoral. Em caso de sucesso da iniciativa, o governo da Austrália pode ampliar o programa para 40 aeronaves.