Categorias

Autodesk irá descontinuar o Softimage

Em abril próximo, será lançada a versão 2015 do Softimage e será a versão definitiva. Depois de muitos rumores, a Autodesk confirmou que irá descontinuar o desenvolvimento do seu programa 3D.

Em comunicado emitido no site oficial, a empresa garante que a versão 2015 será a última e que o suporte ao programa também será encerrada em 30 de abril de 2016. O objetivo da decisão é focar esforços e concentrar clientes em outros produtos da Autodesk, como o Maya e o 3ds Max. Até 2016, será oferecida uma migração gratuita para estes programas para os assinantes do serviço Softimage Autodesk Subscription.

O comunicado também informa que esta foi uma decisão difícil para a Autodesk, mas que a empresa acredita que esta é a melhor solução para melhor acompanhar a evolução da indústria e atender os consumidores com programas melhores e mais rápidos. “Nós lamentamos qualquer inconveniente que isso possa causar; entretanto, acreditamos que você irá achar muito atrativa essa oferta para uma nova transição de produtos”.

A Autodesk se comprometeu a continuar atualizando o Softimage com correções e Service Packs até a data limite de 30 de abril de 2016. Em seu FAQ oficial, a empresa também esclarece que a migração para outros produtos não é obrigatória e que a licença do Softimage continuará válida indefinidamente.

Metal Gear Solid 4

O Softimage foi criado em 2000, pela empresa do mesmo nome, na época uma subsidiária da Avid Technologies. Em 2008, a marca e a empresa foram comprados pela Autodesk por 35 milhões de dólares. Em 14 anos de uso, o programa esteve presente na produção de filmes e jogos, incluindo sucessos como Thor, Distrito 9, Metal Gear Solid 4 e Half-Life 2.