Categorias

Avast compra fabricante do CCleaner

A empresa de segurança Avast anunciou hoje a aquisição da Piriform, fabricante de utilitários para Windows como o CCleaner, Recuva, Defraggler e Speccy, todos recomendados aqui no Código Fonte.

Com a aquisição, a Avast amplia ainda mais seu portfólio de produtos e diversifica suas soluções, após a compra bilionária no ano passado da rival AVG, no mercado de segurança.

Em seu comunicado oficial, a Avast explica a aquisição da Piriform: “ambos acreditamos em produtos gratuitos de alta qualidade. As pessoas não irão utilizar um produto simplesmente porque ele é gratuito. É o exato oposto, se você está oferecendo um produto gratuito, você precisa convencer as pessoas que seu produto é gratuito, mas não vagabundo”. E destaca as similaridades entre as empresas: “assim como a Avast, a Piriform oferece um produto completamente funcional de graça, com alguns excelentes recursos premium por cima”.

De acordo com a Avast, o carro-chefe da Piriform é mesmo o CCleaner, um programa que varre o disco rígido do sistema em busca de arquivos temporários que não tem mais utilidade e apenas ocupam espaço de armazenamento desnecessariamente. A ferramenta conta com 130 milhões de usuários no desktop e marcou a primeira investida da empresa no mercado móvel, com sua versão para Android atingindo rapidamente a marca de 15 milhões de instalação.

A Avast não revelou o valor da aquisição, mas indicou que toda a equipe da Piriform será mantida e absorvida pela unidade de produtos de consumidor da gigante de segurança, passando a responder diretamente a Ondrej Vlcek, CTO da Avast.