Categorias

Avast garante: XP é seis vezes mais visado que Windows 7

A empresa de segurança Avast deu o alerta: usuários de Windows XP tem seis vezes mais chances de serem vítimas de um ataque do que quem utiliza o Windows 7.

Com pelo menos um quarto de seus clientes ainda presos ao Windows XP, a Avast está preocupada. “O sistema vulnerável será um alvo fácil para hackers e visto como uma porta de entrada para infectar outros sistemas operacionais”, desabafou Ondrej Vlcek, COO da empresa de segurança.

image

Para a Avast, esse quadro tende a piorar com o fim do suporte ao Windows XP em Abril. Analistas de segurança já vem avisando sobre os riscos desde o ano passado. A própria Microsoft engrossa o coro.

Tim Rains, diretor da iniciativa Trustworthy Computing da Microsoft explica o problema: “No primeiríssimo mês que lançarmos uma atualização de segurança para versões suportadas do Windows, invasores irão fazer engenharia reversa nas atualizações, encontrar as vulnerabilidades e testá-las no Windows XP para ver se ele compartilha aquelas vulnerabilidades”.

Uma vez encerrado o suporte do Windows XP, qualquer falha de segurança nele que venha a ser descoberta ficará sem correção para sempre, afirma Rains.