Categorias

Baidu admite trapaça em competição

Em Maio deste ano, o Baidu venceu o Google e o Bing em uma disputa de supercomputadores. Meses depois, admite que trapaceou para ganhar.

Durante o ImageNet Large Scale Visual Recognition Challenge (ILSVRC), uma competição envolvendo reconhecimento de imagens complexas, os supercomputadores do Baidu teriam obtido taxas de erro inferiores a de seus reconhecimentos. O Baidu teria atingido a marca de 4.58% de erro em classificação de objetos, contra 4.82% obtidos pelo Google e 4.9% da Microsoft.

Mas, na semana passada, dois cientistas do Baidu responsáveis pelo teste, teriam confessado que a empresa violou as regras da competição. De acordo com o regulamento, cada competido poderia consultar o banco de dados de imagens do desafio duas vezes por semana para melhorar a performance de seus sistemas.

Segundo um dos cientistas, o Baidu teria realizado 200 vezes mais consultas além do permitido. Um relatório da NetEase apontou que teriam sido criadas 30 contas diferentes para utilizar o sistema e que, em apenas cinco dias de Março, mais de 40 consultas teriam sido realizadas em nome do Baidu.

Os organizadores do desafio anual baniram o Baidu de participar da edição de 2016.