Muitos pensaram que o anúncio do Eye, wearable parecido com o Google Glass da Baidu, que foi realizado em abril de 2013, era uma piada do Dia da Mentira, mas hoje a gigante chinesa demonstrou o dispositivo pela primeira vez.
O headset foi colocado em exposição no Baidu Mundial, evento de apresentação anual da companhia em Pequim. O diretor de comunicações internacional da Baidu, Kaiser Kuo, disse que o dispositivo ainda é um protótipo, mas há planos para torná-lo disponível para consumidores em algum momento no futuro.
Kuo explicou que não há nenhuma tela no dispositivo porque “nós achamos que as telas iriam prejudicar a visão e cansar seus olhos com facilidade”. Em vez disso, o dispositivo pode ser pareado com um smartphone ou tablet para fornecer funcionalidades com tela. Não incluir um display também economiza energia e faz a bateria durar muito mais tempo, Kuo explicou.
Basicamente, o Baidu Eye permite ao usuário analisar imagens e fornecer informações ou serviços relacionados ao seu campo atual de visão ou um item específico. Você pode usar comandos de voz ou comandos de gestos (como expandir para dar zoom, ou circular um objeto em seu campo de visão com o dedo), identificar plantas ou encontrar produtos em sites de e-commerce. “Os cenários de uso ainda são limitados, mas temos um conjunto de dados sobre roupas, bolsas e flora enorme agora”, disse Kuo.
A Baidu está planejando ainda integrar o Eye com redes sociais e jogos, bem como tirar fotos e fazer vídeos ou atender chamadas. Mas, neste momento, Kuo diz que os recursos não estão incluídos na versão de demonstração do produto.