Categorias

Baidu testa carro autônomo a 100 km/h

Baidu, o gigante chinês das buscas está seguindo os passos do Google e também está testando um veículo autônomo. Mas, ao contrário da rival, seu modelo atinge 100 km/h na estrada.

O carro, um BMW 3 adaptado, passou por uma série de “testes rigorosos, totalmente automatizados” por um trajeto de 30 quilômetros, enfrentando diferentes condições de trânsito reais.

O Baidu comemorou o resultado como um marco tecnológico. Para Wang Jing, SVP do Baidu e gerente geral da divisão Autonomous Driving Business Unit, “direção totalmente autônoma em condições de estrada mistas é um desafio universal, com a complexidade ampliada pelas condições da estrada para Beijing e o comportamento imprevisível dos motoristas”.

baidu-ai-car

Segundo as declarações da empresa, o BMW 3 autônomo enfrentou condições de trânsito reais, ao lado de motoristas humanos, nas rodovias próximas à sede da Baidu em Beijing. Enquanto os veículos do Google não ultrapassam o limite de 40 km/h por questões de segurança, o carro chinês atingiu picos de 100 km/h, sem incidentes.

De acordo com o comunicado oficial, o veículo autônomo “executou com sucesso ações de direção, incluindo fazer curvas para a direita, para a esquerda e retornos em U, desacelerando quando detectando veículos à frente, mudando de pista, ultrapassando outros carros e se mesclando ao tráfego a partir de transversais e saindo do tráfego”.