Embora Bill Gates tenha se afastado do seu papel no dia-a-dia da Microsoft há quase cinco anos, ele ainda fica de olho na empresa. E nem sempre gosta do que vê: durante uma entrevista nessa segunda-feira (18), ao ser perguntado se ele estava feliz com o desempenho de Steve Ballmer como CEO, Gates disse que não estava “satisfeito com as inovações da empresa”.
Para justificar sua posição, Gates explicou que ele e Ballmer são “duas das pessoas mais autocríticas que existem”, e que, embora Steve tenha feitos “coisas incríveis”, os dois não estão totalmente satisfeitos com os resultados por eles não estarem sendo “revolucionários o suficiente”.
Gates foi especialmente crítico sobre o setor de smartphones, onde a empresa detém atualmente apenas 2,4% do mercado, admitindo que a decisão de entrar no setor foi um “claro erro”: “nós não esquecemos dos celulares, mas a forma como decidimos agir sobre isso não nos permitiu ganhar a liderança”, afirmou.
Apesar das críticas, Bill Gates afirmou que a aposta em Ballmer foi certeira e que houve muitas coisas bem feitas pelo seu sucessor, como o Windows 8, o Surface, Bing e até mesmo o Xbox.