O fundador da Microsoft e filantropo, Bill Gates, parece ter recuperado o título de pessoa mais rica do mundo, de acordo com o último ranking de bilionários da Forbes.
A publicação afirmou que os patrimônios líquidos de Gates somam impressionantes 76 bilhões de dólares e disse que as ações da Microsoft têm ajudado a derrubar Carlos Slim, do México, que ocupou o primeiro lugar nos últimos quatro anos. Mas o reinado de Slim foi apenas uma pequena exceção: A Forbes listou Bill Gates como o homem mais rico do mundo por 15 dos últimos 20 anos.
Apesar de deixar seu cargo como presidente no mês passado, o fundador da Microsoft planeja gastar mais tempo na empresa e servir como um tipo de assessor de tecnologia para o novo CEO Satya Nadella. “Eu vou ter mais de um terço do meu tempo disponível para me reunir com grupos de produtos, o que vai ser divertido para definir esta próxima rodada de produtos trabalhando juntos”, disse Gates no mês passado.
Entre os outros executivos de tecnologia que entraram na lista dos homens mais ricos do mundo da Forbes, Mark Zuckerberg foi o que ganhou mais força este ano. O forte desempenho das ações do Facebook dobrou o patrimônio líquido de Zuckerberg em US$ 28.5 bilhões milhões e o colocou perto de gigantes como Sergey Brin, Larry Page e Jeff Bezos, da Amazon.
E, graças à enorme oferta de aquisição do Facebook, os fundadores do WhatsApp, Jan Koum e Brian Acton, também se juntaram à lista de bilionários.