Categorias

Bill Gates reforça compromisso com energia limpa

Um ano depois de se juntar a um grupo de bilionários de tecnologia em uma campanha pela energia limpa, Bill Gates anunciou um plano para investir um bilhão de dólares na iniciativa pelos próximos 20 anos.

A Breakthrough Energy Coalition é capitaneada por Gates, mas também conta com nomes igualmente poderosos como Jeff Bezos e Mark Zuckerberg entre seus integrantes.

Juntos, os participantes desta coalizão valem cerca de 171 bilhões de dólares, formando o que talvez seja o mais valioso grupo de investidores da História. Mas após mais de um ano de reuniões e planejamento, somente nessa segunda-feira o grupo anunciou seu primeiro passo concreto pela evolução das energias renováveis e, ainda assim, os investimentos a serem incentivados a partir de agora serão para resultados que irão demorar a dar frutos.

“Nossa meta é construir empresas que irão ajudar a entregar para o mundo a próxima geração de energia livre de emissões, confiável e acessível”, afirmou Gates. “Eu estou honrado de trabalhar com esses investidores para construir a base poderosa de investimento público em pesquisa básica”.

Gates, um filantropo envolvido em diversas iniciativas humanitárias através de sua Fundação de longa data, está tentando levantar a questão das energias renováveis pelo menos desde Junho de 2015, quando anunciou que iria investir 2 bilhões de dólares em projetos de 5 anos de duração. Desde então, o bilionário ajudou a fundar a Breakthrough Energy Coalition e a meta parece ter sido reduzido em verba, mas ampliada em prazos.