Categorias

Bill Gates revela o que faria se fosse pobre

Bill Gates não é mais o Homem Mais Rico do Mundo. Ele agora é o segundo homem mais rico do mundo desde que Jeff Bezos, fundador da Amazon, voltou ao topo no início desse mês.

Mas o que Gates faria se realmente fosse pobre? Se fosse obrigado a viver na extrema pobreza, na linha da miséria? “Essa é uma pergunta real para quase 1 bilhão de pessoas”, explica o fundador da Microsoft em uma entrevista recente e ele dá sua resposta: galinhas.

Através de seu trabalho à frente da Fundação Bill e Melinda Gates, o executivo aposentado conheceu de perto a desigualdade e a falta de recursos de uma população que às vezes precisa se sustentar com cerca de dois dólares por dia. Para Gates, a melhor saída para essa situação, além do conhecimento, é a criação de galinhas: “parece engraçado, mas eu falo sério quando digo que estou entusiasmado com as galinhas”.

Gates acrescenta: “através do meu trabalho com a fundação, conheci muitas pessoas em países pobres que criam galinhas e aprendi muito sobre os prós e contras de possuir essas aves – como um menino da cidade de Seattle, eu tinha muito a aprender! É bastante claro para mim que praticamente qualquer pessoa que esteja vivendo em extrema pobreza estaria melhor se tivesse galinhas”.

E explica: “elas são fáceis e baratas de cuidar. Muitas raças podem comer o que encontram no chão (embora seja melhor se você puder alimentá-las, porque elas crescerão mais rapidamente). As galinhas precisam de algum tipo de abrigo onde possam aninhar e, à medida que sua granja cresce, você pode querer um pouco de madeira e arame para fazer um viveiro. Finalmente, as galinhas precisam de algumas poucas vacinas. A que impede a mortal doença de Newcastle custa menos de 20 centavos”.

Bill Gates acaba provando porque chegou onde chegou e como conseguiria sair da pobreza, mesmo começando por baixo: “elas são um bom investimento. Suponha que uma novo fazendeira comece com cinco galinhas. Um dos seus vizinhos possui um galo para fertilizar os ovos das galinhas. Depois de três meses, ela pode ter um grupo de 40 filhotes. Eventualmente, com um preço de venda de 5 dólares por frango – o que é típico na África Ocidental – ela pode ganhar mais de 1.000 dólares por ano, acima da linha de pobreza extrema, que é de cerca de 700 dólares por ano”.

Não por acaso, a Fundação Bill e Melinda Gates incentiva a criação de galinhas em várias regiões de extrema pobreza: “ao lado de parceiros em toda a África subsaariana, estamos trabalhando para criar sistemas de mercado sustentável para aves domésticas. É especialmente importante para esses sistemas garantir que os agricultores possam comprar aves que foram devidamente vacinadas e que se adequam às condições de crescimento local. Nosso objetivo: ajudar 30% das famílias rurais na África subsaariana a aumentar as raças melhoradas de galinhas vacinadas, acima dos apenas 5% atualmente”.