“Black Friday no Brasil é enganação, lá fora é que tem desconto de verdade”. Você com certeza já ouviu (ou disse!) esse tipo de frase. Entretanto, ONGs e sites internacionais estão descobrindo que mesmo nos Estados Unidos, terra natal do dia de desconto, também existem truques para enganar os compradores e não são poucos.
Lojas maquiando descontos, produtos com estoque “limitado” e marcas de quinta categoria também são comuns lá fora. Este é o alerta feito por sites como NerdWallet e PCPartPicker. E pior: não há ninguém regulamentando a Black Friday por lá ou fazendo lista negra de lojas. A Black Friday teria perdido seu objetivo de limpar o inventário para as compras de Natal para se tornar uma nova oportunidade de vendas. Nos Estados Unidos, a maioria das lojas utiliza a marca para promover produtos durante todo o mês de Novembro.
Segundo o NerdWallet, muitas lojas estão oferecendo as mesmas promoções do ano passado. A Gamestop já começou a “liquidação” com um controle de Playstation 3 vendendo por US$40, por exemplo. Não apenas é o mesmo valor do controle vendido na Black Friday de 2012, como o produto já se tornou obviamente ultrapassado após o lançamento do Playstation 4.
O site PCPartPicker analisou o preço de vários componentes de computador ao longo do ano e afirma que há pouquíssima variação de preço, mesmo na Black Friday. Por exemplo, o gráfico abaixo mostra o valor do processador Intel’s Ivy Bridge Core i5 desde o ano passado, praticamente uma linha estável:
A famosa loja online Newegg estaria anunciando um monitor Acer de 23′ de US$180 por US$110. Um desconto de mais de 60%? Na verdade, descobriu-se que o preço praticado no mercado gira em torno de US$140 e que a Amazon está vendendo por US$120. O desconto existe, mas não é aquilo tudo que a propaganda informa. A denúncia vai além: o modelo da Acer é um modelo de qualidade inferior, com três estrelas de reputação. O monitor está barato porque é um monitor barato, sem entradas HDMI. De acordo com a NerdWallet, existe toda uma linha de produtos de várias empresas criados especificamente para a Black Friday, com peças inferiores e menos funcionalidades, mas que se parecem com produtos superiores.
Para os administradores do NerdWallet, o consumidor de uma forma geral não percebe os truques usados pelos lojistas: atraído por produtos que se esgotam rapidamente, acabam comprando por impulso outros produtos cujo desconto é mínimo ou inexistente. Qualquer semelhança com a realidade brasileira não é mera coincidência…