Categorias

BlackBerry anuncia fim da produção de smartphones

Houve uma era em que os BlackBerry eram sinônimos de smartphones, mas, depois de um longo período de sobrevida como alternativa de nicho, a empresa anunciou: não produzirá mais os dispositivos.

O anúncio vem logo após um relatório que comprova que os resultados de vendas dos aparelhos foram abaixo do esperado e, a partir de agora, a BlackBerry irá investir prioritariamente em desenvolvimento de software.

No segundo semestre do ano, a empresa que já foi líder de mercado, amarga agora uma penetração de apenas 0,1% entre os consumidores e conseguiu um faturamento de apenas US$352 milhões, abaixo dos US$ 390 milhões estimados por analistas. Deste faturamento total, o setor de software foi responsável por US$156 milhões, o dobro do conquistado no mesmo período do ano passado, ainda que apresentando uma queda em relação aos US$166 milhões faturados no primeiro semestre de 2016.

Com a queda constante de alcance dos smartphones BlackBerry, mesmo com a empresa se afastando do consumidor final e focando nos mercados corporativo e empresearial, a empresa vai reformular sua divisão de Mobility Solutions para se dedicar exclusivamente à produção de aplicativos e versões de alta segurança do sistema operacional Android, que serão licenciados para outras empresas.

Segundo John Chen, CEO da BlackBerry, “com essa estratégia, nós estamos focando em desenvolvimento de software, incluindo segurança e aplicações. A empresa planeja encerrar todo o desenvolvimento interno de hardware e irá terceirizar a função para terceiros. Isso nos permitirá reduzir requisitos de capital e alavancar o retorno do capital investido”. Isso não significa o fim da marca “BlackBerry” em smartphones, mas os próximos produtos serão desenvolvidos sem a sua supervisão ou talento criativo.