Categorias

BlackBerry apresenta modelo Z10 no Brasil

Teclado é uma das novidades do novo BlackBerry

A BlackBerry apresentou seus novos smartphones da linha BlackBerry 10 ontem em sua sede no Brasil, em São Paulo. Talvez esta seja a última aposta da companhia para ganhar terreno em um mercado dominado por Andoid e iPhone.

Os novos aparelhos da companhia canadense chega primeiramente na Venezuela em 12 de março, e depois se expande na América Latina em uma projeção de um país por semana. Mesmo já tendo sido demonstrado em São Paulo, o dispositivo só deve chegar oficialmente no Brasil depois de março, pois os dispositivos BB10 ainda estão em fase de homologação na Anatel. 

O BlackBerry Z10 traz alguns diferenciais em relação aos concorrentes, como o iPhone e o Galaxy S3. O novo BlackBerry é focado em produtividade, e traz uma experiência interessante no gerenciamento de mensagens e redes sociais, através do BlackBerry Hub. O dispositivo também é o primeiro da companhia a não vir com o teclado QWERTY físico.

– O Z10 foi criado para o usuário que quer ser produtivo, resolver tarefas de forma rápida e conectada. Ele foi feito para que o usuário opere o telefone com uma mão só – afirmou o evangelista da BlackBerry, Demian Borba.

Um dos diferenciais do BB10 é que os aplicativos do sistema utilizam toda a tela, sem exibir informações como status da rede móvel e nível da bateria. Para isso, a BlackBerry criou a função “Peek”, que permite que o usuário veja essas informações sem sair do aplicativo, apenas arrastando o dedo no topo da tela.

O recurso também permite que o usuário acesse o BlackBerry Hub, que funciona o tempo todo no aparelho e gerencia todas as conversas do usuário, seja por SMS, e-mail, Facebook, Twitter ou BlackBerry Messenger.

O que os usuários tradicionais do BlackBerry vão sentir diferença é a ausência do teclado físico. Porém, para compensar isso, a BlackBerry buscou criar uma experiência totalmente diferente da concorrência, com o teclado virtual. O dispositivo vai tentar “adivinhar” qual é a próxima palavra que o usuário está tentando escrever, quando ele insere a primeira letra, e vai apresentar sugestões, de forma similar a um auto-preenchimento.

– No Z10, o teclado lê todas as mensagens do usuário, no e-mail, Twitter, Facebook, e aprende o seu vocabulário – afirmou Borba.

Outro diferencial é que o teclado reconhece automaticamente quando o usuário digita palavras em outro idioma, e altera as sugestões para a língua. O teclado também reconhece quando o usuário digita muito rápido e troca telas, e tenta deduzir qual palavra o usuário tentou escrever.

A câmera do dispositivo também traz várias inovações. O Z10 salva diversos frames de uma mesma imagem, em apenas um clique, e o usuário escolhe qual deles quer utilizar. Um bom exemplo da utilização desse recurso é a foto de um grupo de pessoas: o sistema reconhece faces, e pode alterar o frame utilizado para o rosto de apenas uma pessoa. Então, se um amigo saiu com o olho fechado na foto, é possível avançar ou retroceder o frame do rosto dele, mantendo o resto da imagem igual.

Entre as ferramentas de uso corporativo, está incluído o Balance, que permite que o usuário utilize o aparelho de forma separada do uso profissional. As interfaces pessoal e profissional não possuem nenhuma ligação, de forma que o usuário possa utilizar o aparelho de uso corporativo para baixar aplicativos pessoais, sem comprometer os dados da empresa onde trabalha.

A BlackBerry ainda não informou os preços do aparelho no país, mas já anunciou que serão compatíveis com os aparelhos high-end.