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Bloquear bloqueadores de anúncios deu resultados para o Facebook

Quando o Facebook iniciou uma queda de braço com os bloqueadores de anúncios, estava claro que a estratégia da rede social era salvaguardar seus rendimentos publicitários.

Os resultados trimestrais divulgados do Facebook confirmam não apenas um crescimento no volume de usuários, mas também um aumento no faturamento oriundo de propagandas em virtude da estratégia.

O aumento de rendimento publicitário nos desktops foi de 18% no trimestre, o dobro do crescimento de 9% registrado no mesmo período do ano passado, quando o sistema de bloqueio de bloqueadores de anúncios não existia. O total registrado em faturamento oriundo de propagandas veiculadas na rede social ultrapassou a marca de um bilhão de dólares no trimestre, acima dos 998 milhões de dólares computados no trimestre passado. Embora 84% desse montante venha das plataformas móveis, o crescimento no desktop ajudou a elevar os ganhos obtidos.

David Wehner, CFO do Facebook, confirmou a análise dos resultados: “sobre bloqueios de anúncios, em termos de impacto eu apenas apontaria que nesse trimestre nós tivemos um crescimento de 18% anual no faturamento em desktop. (…) esse incremento, essa aceleração no crescimento do faturamento nos desktops é em grande parte devido a nossos esforços em reduzir o impacto dos bloqueadores de anúncio”.

Os principais fabricantes de plugins e aplicativos de bloqueio de anúncio tentaram burlar os sistemas de Facebook e alegam que as propagandas exibidas são intrusivas e prejudiciais à privacidade do usuário. O Facebook se defende das acusações e aponta que sua publicidade se integra discretamente com a linha do tempo dos usuários e não compromete a privacidade de forma alguma.