Categorias

Blu-ray é coisa do passado: o Ultra HD Blu-ray já está pronto

A Blu-ray Disc Association (BDA) anunciou que a especificação técnica do sucessor do formato já foi concluída. O Ultra HD Blu-ray (4K) chega ao consumidor até o final do ano.

O novo formato foi construído em cima dos padrões estabelecidos pelo anterior, assim, os novos aparelhos serão compatíveis com os discos anteriores. O UHD Blu-ray permitirá resoluções de até 3840 x 2160-pixels, maior alcance de cor, high dynamic range (HDR) e maior framerate, podendo atingir 60 frames por segundo.

uhd-blu-ray

A BDA revelou que já começa a licenciar produtos com suporte oficial ao formato ainda no próximo trimestre e os primeiros aparelhos devem chegar às prateleiras para o Natal de 2015. Durante a CES deste ano, a Panasonic foi a primeira empresa a apresentar um protótipo de um UHD Blu-ray player.

A nova especificação também trará suporte a áudio baseado em objetos, mas ainda não foi decidido qual dos padrões rivais será adotado: DTS:X ou Dolby Atmos. Entretanto, essa definição é opcional e não impede que a especificação do UHD Blu-ray seja considerada concluída.