Categorias

Bluetooth irá evoluir em 2016

O Bluetooth Special Interest Group (SIG), responsável pela manutenção e evolução do padrão Bluetooth, anunciou mudanças impactantes para 2016.

A partir do ano que vem, as conexões Bluetooth devem ficar duas vezes mais rápidas e seu alcance deve ampliar para 400% do alcance atual.

O SIG é composto por integrantes de diversas empresas da área de tecnologia, como Apple, Intel, Microsoft e Lenovo. Em um comunicado oficial, o diretor da organização, Toby Nixon, explicou que “há uma demanda significativa de nossos membros e da indústria como um todo para aperfeiçoar o Bluetooth com estas novas capacidades que estamos anunciando hoje”.

O crescimento explosivo da Internet das Coisas seria o grande motivador das mudanças que serão implementadas ao Bluetooth. “Projeções atuais colocam o mercado potencial para a Internet das Coisas entre 2 e 11.1 trilhões de dólares até 2025. As atualizações técnicas planejadas para a tecnologia Bluetooth em 2016 irão ajudar a tornar estas expectativas uma realidade e acelerar este crescimento”, afirmou Nixon.

Além dos aumentos de alcance e velocidade, as conexões Bluetooth passarão a ser integradas em teia, permitindo que cada dispositivo funcione como uma ponte para o próximo, extinguindo a necessidade de que todos os dispositivos precisem estar conectados a um único roteador central.