Um mês depois que a Apple e o U2 empurraram ofereceram o novo álbum da banda, Songs of Innocence, de forma gratuita a todos com uma conta iTunes, Bono admitiu que ele e seus companheiros de banda podem ter ido longe demais.
Respondendo às pessoas que se queixaram sobre encontrar um álbum indesejado em seu histórico de compras do iCloud, o cantor pediu desculpas..
A banda recentemente respondeu perguntas de fãs enviadas através do Facebook, e uma delas pedia: “Vocês podem por favor nunca mais lançar um álbum no iTunes que automaticamente transfere para playlists das pessoas? Isso é muito rude”. Bono tentou explicar a ideia, dizendo: “Oops … Eu sinto muito sobre isso”.
Eu tive essa bela ideia. E posso ter me empolgado demais. Artistas são propensos a essa coisa. Uma gota de megalomania, um toque de generosidade, uma pitada de auto-promoção e um medo profundo de que essas músicas que nós derramamos nossas almas ao longo dos últimos anos não fossem ouvidas. Há muito barulho lá fora. Acho que nós acabamos sendo um pouco barulhentos também.
Mais de 26 milhões de pessoas já baixaram o álbum, de acordo com a Apple, e 81 milhões escutaram pelo menos parte dele.
Depois de muita crítica, a Apple lançou até uma ferramenta útil para retirar Songs of Innocence de sua biblioteca de músicas.