Categorias

Brasil e Portugal se unem para desenvolver projetos de inovação tecnológica

Portugal incentiva estudantes de tecnologia

Representantes do Brasil e Portugal estão discutindo a possibilidade de uma parceria para desenvolver projetos de inovação voltados para a criação de parques tecnológicos e para o apoio de pequenas e médias empresas. 

De acordo com Jorge Campagnolo, coordenador de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Brasil está bastante interessado no projeto de racionalização e controle inteligente de recursos, utilizado em Portugal. Além disso, as iniciativas portuguesas de ajuda à microempresas criadas por estudantes no último ano de graduação também estão se mostrando atraentes para o Brasil, já que Portugal atualmente é o principal destino de alunos integrantes do programa “Ciência sem Fronteiras”.

Já para Portugal, um acordo seria interessante principalmente se o Brasil abrisse mais o mercado para micro e pequenas empresas de tecnologia, sem exigir que elas cumpram todas as obrigações de registros pedidos a investidores estrangeiros: “para uma empresa que fabrica automóveis, estão certas essas exigências, mas para uma pequena empresa na área do conhecimento é um entrave”, afirmou Paulo Sá e Cunha, presidente da Agência de Inovação portuguesa.