Categorias

Brasil: Indústria de TI cresceu acima da média mundial

Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), a indústria de TI no Brasil cresceu em 2015 acima da média global.

E mais: o mesmo levantamento coloca o país no sexto lugar entre os maiores mercados de TI no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão e China.

A pesquisa foi realizada em parceria com a IDC e revela que “o Mercado de TI no Brasil, incluindo hardware, software e serviços, aumentou 9,2% no ano passado, contra os 5,6% da média global de crescimento”. É um resultado impressionante e coloca o país em primeiro lugar absoluto na América Latina, concentrando 45% do volume total de investimentos na região no ano passado. A análise completa está disponível para download (PDF).

A queda entre 2014 e 2015 provocada pela crise econômica e a taxa cambial desfavorável foi mínima. Enquanto em 2014 o total de investimentos na área bateu a marca de 60 bilhões de dólares no país, em 2015 caiu para 59,9 bilhões de dólares. A conclusão da ABES e da IDC é que os investimentos em tecnologia se mantiveram estáveis como uma forma de preservar ou ampliar a eficiência, reduzir outros custos e aumentar a produtividade em um período complicado dentro do panorama socioeconômico.

Esse crescimento no setor deve sofrer uma desacelerada em 2016, mas não apenas no Brasil. A previsão dos analistas é que o investimentos devem subir somente 2.5% a nível global esse ano, mas o Brasil deve manter sua posição acima da média e apresentar um crescimento de 3% até o final de 2016.