Categorias

Brasil sediará encontro mundial para debater a governança da internet

CEO do Icaan afirmou que é imprescindível que a internet não seja fragmentada
CEO do ICANN afirmou que é imprescindível que a internet não seja fragmentada

No ano que vem, o Brasil vai sediar um encontro mundial, para discutir a governança da internet. O anúncio foi feito depois do encontro entre o presidente da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, na sigla em inglês), Fadi Chehadé, com a presidente Dilma Rousseff.

A presidente possui interesse pelo tema. No mês passado, ela pediu a criação de um marco civil multilateral para a governança da internet, durante seu discurso de abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que aconteceu em Nova York.

– Ela exige um novo modus governandi da internet. Concordei e disse que é preciso que esse novo órgão gestor seja uma instância de múltiplas partes, não apenas do governo – afirmou Chehadé.

Porém, de acordo com o executivo, para que essa governança funcione, é crucial evitar a fragmentação das redes no mundo.

– Uma única rede para o mundo. Porque se a gente divide a única e última coisa que nos une, o que restará? Precisamos que a internet permaneça uma única coisa, sem barreiras que possam dissuadir os jovens a desencadearem nossas ideias. Uma internet livre, desprovida de de quaisquer barreiras, será bom para todos – afirmou o executivo.