Categorias

Brasil supostamente é alvo de espionagem dos EUA

Nesse domingo (07), uma matéria do jornal “O Globo” acabou revelando uma possível espionagem de brasileiros por meio da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA). A história teve a participação de Glenn Greenwald, jornalista do The Guardian mais conhecido por ter sido o primeiro a noticiar os sofisticados e altamente secretos programas de vigilância dos Estados Unidos.

De acordo com a matéria, a Agência de Segurança Nacional vem espionando comunicações eletrônicas e telefonemas provenientes do país durante a última década. As afirmações de hoje foram supostamente confirmadas por mais documentos vazados pelo ex-agente Edward Snowden, que atualmente busca asilo em uma série de países, na esperança de fugir das acusações de espionagem dos EUA.

Após entregar documentos, Snowden é considerado traidor da pátria
Após entregar documentos, Snowden é considerado traidor da pátria

Ainda não foi revelado exatamente o quanto de tráfego está sendo monitorado, mas Greenwald descreve o Brasil como uma prioridade para a vigilância da NSA. A agência do governo, aparentemente, era capaz de monitorar as comunicações com a ajuda de empresas norte-americanas que fazem negócios com operadoras de telecomunicações brasileiras.

Ao saber dos rumores de espionagem, o Ministro de Relações Exteriores afirmou que o governo está “seriamente preocupado” com a notícia e que vai exigir uma explicação das autoridades norte-americanas e buscar soluções com a União Internacional de Telecomunicações para melhor garantir a privacidade de todos.