Categorias

Brasil terá um smartphone para cada habitante esse ano

Segundo a Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) o Brasil irá fechar 2017 com uma média de um smartphone para cada habitante.

A conclusão levantada pela 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas é que as plataformas móveis seguem crescendo no país.

Houve um crescimento de 17% no número de aparelhos em uso no Brasil em relação ao relatório anterior, relativo a 2015. No momento, existem 198 milhões de smartphones em operação nas mãos dos usuários e mais 10 milhões devem ser ativados até Outubro desse ano. A pesquisa não leva em consideração o número de unidades vendidas, mas sim o volume de celulares inteligentes realmente sendo utilizados no dia a dia da população.

Apesar do crescimento acelerado dos smartphones, o desktop não está em queda livre como se imaginava. O número de computadores domésticos em atividade no Brasil apresentou um crescimento de 5% no ano passado e a FGV-SP calcula que até o final de 2017 deverão existir quatro PCs para cada cinco habitantes no país, acima da média global. Entretanto, os critérios do levantamento levam em consideração não apenas desktops tradicionais como também notebooks e tablets para seu cálculo. A previsão dos pesquisadores é que o Brasil atinja a marca de um computador por habitante somente em 2022.