Categorias

Brasileiros agora podem fazer compras através de seus smartphones

A tecnologia NFC finalmente chegou ao Brasil. Agora, ao invés de passar um cartão na máquina, você pode simplesmente colocar seu celular perto de um leitor com a tecnologia e pronto.

A novidade foi lançada nesta semana pelo Banco do Brasil e por enquanto está disponível apenas para dispositivos com Android.

Através do aplicativo Ourocard-e, você pode criar cartões virtuais que serão atrelados ao seu cartão de crédito/débito. Em outros países, o recurso utiliza créditos do celular.

nfc-chega-ao-brasil

“Essa é uma tecnologia pioneira em todo o mundo”, diz o vice-presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil, Raul Moreira.

Moreira ainda explicou que o processo é mais seguro e rápido: “A segurança é a mesma dos chips instalados nos cartões de plástico. Para o lojista, a tecnologia NFC reduz as filas nos caixas porque as transações são mais rápidas que no sistema tradicional”, disse.

NFC significa Near Field Communication. Com a tecnologia, lojistas informam o valor da compra na máquina e o cliente simplesmente abre o aplicativo, escolhe o cartão virtual que deseja usar e a forma de pagamento. Depois é só aproximar o smartphone do leitor, digitar a senha e pronto.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas para quem tem cartões Ourocard Visa. Em maio, cartões Elo também começarão a ser aceitos e mais opções serão abertas ao passar do tempo.

Quem tiver Android com pelo menos o Kit Kat 4.4.2 e acesso à internet móvel ou wi-fi já pode testar a novidade.