Categorias

Brasileiros estão consumindo muito mais vídeo na internet

Uma pesquisa da Provokers encomendada pelo Google e o Meio & Mensagem comprova o que muita gente já desconfiava: os brasileiros estão consumindo muito mais vídeo na internet.

O levantamento realizado com cerca de 1.500 participantes de todas as regiões do Brasil mostra um crescimento de 90,1% nos últimos três anos em relação a busca por vídeos online.

Os números apontam que 86% dos entrevistados consumiu pelo menos um vídeo na internet nos últimos 30 dias. O consumo online também está se aproximando rapidamente à exibição tradicional de vídeos pela televisão: o brasileiro gasta em média 22,6 horas por mês assistindo conteúdo televisivo e 15,4 horas assistindo vídeos na web, em diferentes dispositivos. A principal razão que leva os usuários a buscarem conteúdo online é o fato desses vídeos não estarem disponíveis na televisão convencional, segundo o estudo da Provokers.

Embora possa parecer que ainda exista uma prevalência do hábito de se assistir televisão, o mesmo levantamento também revelou uma mudança significativa nos hábitos dos telespectadores: 87% dos entrevistados admitiu que está conectado na internet paralelamente enquanto a TV está ligada.

Um dos objetivos do estudo era apurar a presença do YouTube no consumo de conteúdo em vídeo no Brasil. Com 103 milhões de usuários brasileiros, a maior plataforma online de distribuição de vídeos é um ponto de destino para os internautas em momentos como “quando quero ver assuntos que amo”, “quando eu quero aprender sobre algo” e “quando quero rir, me divertir”, de acordo com a pesquisa realizada.