Candelária - Rio de Janeiro
Categorias

Brincadeira com Google Street View transforma sua cidade em uma selva

Parece uma cena de Eu Sou a Lenda: a cidade retomada pela selva, com árvores brotando do asfalto, capim e cipós por todos os lados. Um novo filme de ficção-científica? Não. Uma brincadeira com o Google Street View.

O site Urban Jungle Street View pega dados do serviço do Google e promete transformar qualquer cidade, até mesmo a sua, em uma selva pós-apocalíptica. Segundo um tuíte do seu criador, Einar Öberg, ele está “quebrando termos de uso como se não houvesse amanhã”. Mas é por um bom motivo: o efeito é impressionante.

Candelária - Rio de Janeiro
Candelária – Rio de Janeiro, depois da revolta da Natureza

O experimento criativo utiliza informações não documentadas do Street View, os chamados dados de profundidade, que permitem estabelecer as coordenadas 3D dos elementos da cena. Assim, a brincadeira, que faz uso pesado de Javascript e DIVs de HTML, consegue posicionar a vegetação ao redor de prédios e brotando do chão com naturalidade.

Para brincar, é só pesquisar sua cidade na caixa de busca do Urban Jungle Street View ou escolher uma das sugestões, e arrastar o boneco do explorador para a rua que você deseja visitar em sua versão mais selvagem.