Categorias

Britânicos pesquisam em massa sobre União Europeia no Google

O Google está registrando picos massivos de pesquisas relacionadas à União Europeia vindos do Reino Unido nessa sexta-feira.

Ironicamente, o salto colossal nas buscas acontece depois que a maioria dos britânicos votou pela saída do país da União Europeia e não antes.

“O que acontece se nós deixarmos a UE?”, já era uma das consultas mais populares no Reino Unido após o encerramento das votações. Mas a divulgação do resultado favorável à saída da União Europeia fez o número de pesquisas disparar, de acordo com o Google Trends. Horas depois, a população britânica ainda parecia perplexa com o resultado do referendo e a pergunta “o que é a UE?” ocupava a segunda posição das buscas regionais.

brexit-google

A decisão das urnas provocou a renúncia do Primeiro-Ministro britânico Dave Cameron e a queda abrupta da libra esterlina. Os dois assuntos também ganharam repercussão nos resultados do Google: a nível mundial, o número de pesquisas sobre a moeda do Reino Unido disparou, enquanto os britânicos pareciam preocupados sobre quem poderia substituir Dave Cameron no cargo.

Até no Brasil, o referendo do Reino Unido teve reflexos, com a libra ocupando o segundo lugar em termos de interesse de pesquisa por parte dos brasileiros, perdendo o topo apenas o aniversário de um ano da morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo.