Categorias

Bug do iOS permite que qualquer pessoa trave seu iPhone com mensagem de texto

O iOS tem um novo bug que permite que qualquer pessoa “crash” um iPhone simplesmente ao enviar uma certa seqüência de caracteres em uma mensagem. O problema também afeta o Twitter e Snapchat.

Quando a mensagem é recebida, ela trava instantaneamente o iPhone e faz com que ele reinicie.

O ataque parece ser causado por uma falha na forma como o iOS, que roda no iPhone, iPad e iPod, lê texto em árabe.

Com o Twitter, o bug pode acontecer ou usando mensagens diretas ou por menções públicas. Já com o Snapchat, se você receber um chat de texto com a mensagem, ele trava permanentemente o iPhone se você tentar ler.

Basicamente, o problema acontece quando a mensagem é exibida por um banner de alerta ou por notificação na tela de bloqueio. O sistema tenta abreviá-la com reticências, mas se as reticências forem colocadas no meio de um conjunto de caracteres de script não-latinos, incluindo árabe, chinês e Marathi, isso provoca uma falha no sistema e o telefone é reiniciado.

apple-bug-que-faz-o-ios-travar

A boa notícia é que a seqüência de texto é muito específica e é, portanto, altamente improvável que seja replicada por acidente. Quem estiver preocupado em ser atacado pode proteger o seu iPhone desativando notificações na tela.

A Apple disse que se você usar o Siri para responder a mensagem, ele permite apagar a conversa. Um método de recuperação semelhante pode ser usar o aplicativo Photos para enviar uma imagem para um contato e obter acesso ao histórico de mensagens para que ele possa ser excluído.

A empresa disse que uma correção mais completa será fornecida em breve através de uma atualização de software.