Categorias

Build 2016: Confira os principais anúncios da Microsoft

Desde 2011, a Microsoft realiza a Build, um evento anual dedicado aos desenvolvedores para anunciar novidades em suas tecnologias e seus planos para o futuro. A edição deste ano não foi diferente.

Realizada desta vez em São Francisco, a conferência oficial de inauguração aconteceu no começo da tarde e abordou temas esperados como Windows 10, Cortana, Xbox One, Hololens e Skype. Confira os principais destaques a seguir.

Satya Nadella, CEO da empresa, abriu a apresentação falando do Windows 10. O sistema operacional considerado pela Microsoft como definitivo comemorou a marca de 270 milhões de instalações em todo o mundo. Segundo Nadella, os usuários já consumiram mais de 75 bilhões de horas no sistema e existem mais de 500 dispositivos construídos especificamente para a plataforma.

satya-nadella-build-2016

Terry Myerson, chefe da divisão Windows da empresa, anunciou o lançamento da Atualização de Aniversário do Windows 10, a ser lançada próximo do dia 29 de Julho, quando o sistema operacional completa um ano. A atualização será gratuita para todos os usuários do Windows 10 e do Xbox One. No console da Microsoft, a atualização vai unificar as lojas das duas plataformas e trazer recursos como Cortana e os aplicativos Windows para os jogadores.

As canetas stylus parece mesmo que voltaram para ficar, pois a Microsoft também dedicou uma parte significativa da sua apresentação para comentar sobre seu novo suporte a este tipo de dispositivo. Em breve, o Windows 10 virá com o chamado Ink Workspace, para aplicativos dedicados à escrita e desenho usando stylus. A estratégia da Microsoft será popularizar o recurso, removendo-o do nicho de desenhistas e designers e trazendo a caneta para o dia a dia das pessoas, inclusive através do pacote Office.

bash-windows-10

Mas o que realmente surpreendeu a audiência durante a apresentação foi a execução de um comando bash dentro do Windows 10. O anúncio do suporte ao Bash Shell do Linux no sistema operacional da Microsoft foi recebido com aplausos entusiasmados. “Isso não é uma VM. Isso não são ferramentas externas. Isso é nativo”, garantiu Kevin Gallo, da Microsoft. “Nós nos unimos com a Canonical para oferecer essa grande experiência, que você poderá baixar agora mesmo da Windows Store”.

A Microsoft também anunciou que os primeiros kits de desenvolvimento do HoloLens começam a ser entregues hoje. Com o preço salgado de US$3000, eles são destinados a desenvolvedores interessados em criar produtos para a plataforma de Realidade Aumentada. Os compradores também terão acesso à aplicação Galaxy Explorers, para descobrirem o potencial de desenvolvimento do HoloLens. Confira o vídeo oficial:

https://youtu.be/HsnH2Q7HxOA

Satya Nadella subiu novamente ao palco para explicar como a Microsoft encara a conversação como o futuro da interação com sistemas e Inteligências Artificiais. Apesar dos problemas enfrentados por Tay recentemente, o CEO da empresa defendeu que esse é o novo passo da evolução da interface do usuário, que passou por texto, mouse, toque e agora caminha para a fala. “Linguagem humana é a nova camada de UI”, declarou o executivo.

Nadella também afirmou que não teme as Inteligências Artificiais: “nós queremos construir inteligência que amplie as habilidades humanas. Não terá que ser sobre homens versus máquinas, será sobre homens com máquinas”.

Dentro dessa visão de futuro, a empresa está ampliando as capacidades de Cortana, sua assistente digital. Ela passará a ter uma integração maior com a plataforma Outlook, suporte a programas terceirizados e uma integração sem precedentes com o Skype. O programa de mensagens da Microsoft também passará a ter suporte a robôs de conversação, que poderão interagir com Cortana para o benefício do usuário.

Com o anunciado Microsoft Bot Framework, a empresa espera habilitar desenvolvedores de todo mundo para que criem chatbots funcionais capazes de interagir com o Skype e, consequentemente, com Cortana.