0 Compartilhamentos 194 Views

Build 2016: Confira os principais anúncios da Microsoft

30 de março de 2016

Desde 2011, a Microsoft realiza a Build, um evento anual dedicado aos desenvolvedores para anunciar novidades em suas tecnologias e seus planos para o futuro. A edição deste ano não foi diferente.

Realizada desta vez em São Francisco, a conferência oficial de inauguração aconteceu no começo da tarde e abordou temas esperados como Windows 10, Cortana, Xbox One, Hololens e Skype. Confira os principais destaques a seguir.

Satya Nadella, CEO da empresa, abriu a apresentação falando do Windows 10. O sistema operacional considerado pela Microsoft como definitivo comemorou a marca de 270 milhões de instalações em todo o mundo. Segundo Nadella, os usuários já consumiram mais de 75 bilhões de horas no sistema e existem mais de 500 dispositivos construídos especificamente para a plataforma.

satya-nadella-build-2016

Terry Myerson, chefe da divisão Windows da empresa, anunciou o lançamento da Atualização de Aniversário do Windows 10, a ser lançada próximo do dia 29 de Julho, quando o sistema operacional completa um ano. A atualização será gratuita para todos os usuários do Windows 10 e do Xbox One. No console da Microsoft, a atualização vai unificar as lojas das duas plataformas e trazer recursos como Cortana e os aplicativos Windows para os jogadores.

As canetas stylus parece mesmo que voltaram para ficar, pois a Microsoft também dedicou uma parte significativa da sua apresentação para comentar sobre seu novo suporte a este tipo de dispositivo. Em breve, o Windows 10 virá com o chamado Ink Workspace, para aplicativos dedicados à escrita e desenho usando stylus. A estratégia da Microsoft será popularizar o recurso, removendo-o do nicho de desenhistas e designers e trazendo a caneta para o dia a dia das pessoas, inclusive através do pacote Office.

bash-windows-10

Mas o que realmente surpreendeu a audiência durante a apresentação foi a execução de um comando bash dentro do Windows 10. O anúncio do suporte ao Bash Shell do Linux no sistema operacional da Microsoft foi recebido com aplausos entusiasmados. “Isso não é uma VM. Isso não são ferramentas externas. Isso é nativo”, garantiu Kevin Gallo, da Microsoft. “Nós nos unimos com a Canonical para oferecer essa grande experiência, que você poderá baixar agora mesmo da Windows Store”.

A Microsoft também anunciou que os primeiros kits de desenvolvimento do HoloLens começam a ser entregues hoje. Com o preço salgado de US$3000, eles são destinados a desenvolvedores interessados em criar produtos para a plataforma de Realidade Aumentada. Os compradores também terão acesso à aplicação Galaxy Explorers, para descobrirem o potencial de desenvolvimento do HoloLens. Confira o vídeo oficial:

Satya Nadella subiu novamente ao palco para explicar como a Microsoft encara a conversação como o futuro da interação com sistemas e Inteligências Artificiais. Apesar dos problemas enfrentados por Tay recentemente, o CEO da empresa defendeu que esse é o novo passo da evolução da interface do usuário, que passou por texto, mouse, toque e agora caminha para a fala. “Linguagem humana é a nova camada de UI”, declarou o executivo.

Nadella também afirmou que não teme as Inteligências Artificiais: “nós queremos construir inteligência que amplie as habilidades humanas. Não terá que ser sobre homens versus máquinas, será sobre homens com máquinas”.

Dentro dessa visão de futuro, a empresa está ampliando as capacidades de Cortana, sua assistente digital. Ela passará a ter uma integração maior com a plataforma Outlook, suporte a programas terceirizados e uma integração sem precedentes com o Skype. O programa de mensagens da Microsoft também passará a ter suporte a robôs de conversação, que poderão interagir com Cortana para o benefício do usuário.

Com o anunciado Microsoft Bot Framework, a empresa espera habilitar desenvolvedores de todo mundo para que criem chatbots funcionais capazes de interagir com o Skype e, consequentemente, com Cortana.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (21/02) – Edição da Folia!
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (21/02) – Edição da Folia!

Carlos L. A. da Silva - 21 de fevereiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

A Microsoft salvou um filme inteiro em um pedaço de vidro e isso é o futuro chegando
Artigos
26 visualizações
Artigos
26 visualizações

A Microsoft salvou um filme inteiro em um pedaço de vidro e isso é o futuro chegando

Carlos L. A. da Silva - 21 de fevereiro de 2020

Project Silica guardou o filme Superman, de 1978, em um pedaço de quartzo de vidro.

Como baixar o Windows 10 de graça a partir de versões anteriores
Dicas
15 visualizações
Dicas
15 visualizações

Como baixar o Windows 10 de graça a partir de versões anteriores

Carlos L. A. da Silva - 18 de fevereiro de 2020

O suporte para o Windows 7 terminou e você não vai querer ficar desprotegido e sem correção de falhas.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

15 anos de Google Maps
Artigos
22 visualizações
22 visualizações

15 anos de Google Maps

Carlos L. A. da Silva - 16 de fevereiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (14/02)
Notícias
23 visualizações
23 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (14/02)

Carlos L. A. da Silva - 14 de fevereiro de 2020
Como consertar a busca do Windows 10
Dicas
25 visualizações
25 visualizações

Como consertar a busca do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 12 de fevereiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (07/02)
Notícias
38 visualizações1
38 visualizações1

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/02)

Carlos L. A. da Silva - 7 de fevereiro de 2020