Categorias

C é eleita a Linguagem de Programação do Ano

O ano de 2016 ainda está longe de acabar, mas a veterana linguagem C já foi eleita a Linguagem de Programação do Ano.

Usando diversas métricas diferentes, a revista IEEE Spectrum elegeu o C como a campeã de um ranking anual, depois de dois anos seguidos ocupando o segundo lugar.

Se anteriormente o Java estava na liderança, nessa terceira versão da competição organizada pela revista, o C finalmente virou a mesa e se mostrou a linguagem mais popular globalmente entre programadores. Confira o gráfico abaixo com as dez principais linguagens:

ieee-spectrum

De acordo com a revista, Go e Swift, ou, se preferir, Google e Apple, estão disputando uma guerra de preferência no rodapé do ranking. Enquanto a linguagem do Google conseguiu conquistar o direito de aparecer entre as 10 mais populares, a Swift da Apple vem logo atrás em 11º lugar, depois de ter subido cinco posições desde os resultados do ano passado, o que pode significar uma vitória significativa para a linguagem no próximo ano, se mantiver esse ritmo de crescimento.

A IEEE Spectrum também desenvolveu uma ferramenta interativa para classificar as linguagens por popularidade de acordo com suas plataformas disponíveis, ou segundo filtros como se ela é open source ou não, ou como ela está sendo requerida no mercado de trabalho. Você pode acessar a ferramenta aqui.