Categorias

Câmara quer audiência com o ministro das Comunicações para falar sobre frequência de 700 MHz

Câmara pretende questionar ministro sobre wrada wrada wrada
Câmara pretende questionar ministro sobre utilização das radiofrequências na faixa de 700 MHz

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados vai pedir uma audiência com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, buscando ampliar o debate a respeito das radiofrequências na faixa dos 700 MHz, com a implantação da TV digital e da internet 4G.

Segundo a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), o assunto deve ser mais discutido, uma vez que a Casa ainda não se manifestou, e uma decisão sobre o assunto pode sr tomada na semana que vem, durante reunião do Conselho Diretor da Anatel.

A faixa de 700 MHz vem sendo utilizada por emissoras de TV aberta entre os canais 52 e 69. Essas emissoras deverão desocupar o espectro e digitalizar seus sinais, para que ele seja licitado para a oferta de internet móvel 4G.

O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, afirma que existem pontos controversos, como os custos extras para a adaptação do espectro, por exemplo. Ele afirma que, ao fazer isso, o governo coloca a TV aberta brasileira sob um risco inaceitável, e ele defende que sejam realizados testes antes de destinar a faixa de 700 MHz para a internet 4G.

– Haverá uma quebra de confiança na relação entre o setor de radiodifusão e o governo que vem sendo bem conduzida nos últimos meses. É inaceitável colocar a TV brasileira em risco, uma vez que esses dois fundamentos, o replanejamento de canais e as medidas contra interferência, não foram devidamente solucionados – afirmou Slaviero.

Marconi Maya, conselheiro da Anatel, defendeu os estudos da agência para a utilização da faixa de 700 MHz, e afirmou que a Anatel, na verdade, sugere que seja feito um melhor uso da frequência.

– Estamos colocando mais um player para a multidestinação da faixa, ou seja, fazendo um melhor uso do espectro. Os estudos da consequência dessa utilização lado a lado do 4G com a radiodifusão é o que a Anatel está correndo para fazer constar no edital e assim ressarcir o radiodifusor – afirmou Maya.

Já o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, acredita que é indispensável que a tecnologia atenda a todos os brasileiros.

– Não podemos apenas pensar em metade ou dois terços da sociedade. Temos que pensar nas pessoas que hoje têm a televisão como a grande referência e, que na televisão digital, podem ter acesso a conteúdos interativos que não eram utilizados pela população de baixa renda – afirmou o executivo.