Categorias

Canais de YouTube podem passar a contar com conteúdo de texto, fotos e enquetes

YouTube com conteúdo de texto, fotos e enquetes? Sim, a novidade pode estar prestes a estrear na plataforma, que até agora era exclusivamente dedicada a vídeos.

Quem garante a informação é o site VentureBeat, que informa que o recurso foi batizado de Backstage, deve ser lançado até o final do ano em alguns canais e visa aproximar ainda mais os criadores de conteúdo de seus fãs.

Enquanto outras redes sociais começam a investir pesado em conteúdo em vídeo, como o Facebook, Snapchat e agora até o Twitter, o YouTube não viu outra alternativa senão adotar também conteúdo típico de outras redes. Através da aba Backstage, YouTubers poderão postar fotos, pequenos textos e realizar enquetes com seus assinantes através da própria plataforma e assim manter a audiência cativa e ampliar as possibilidades de interação com seu público.

Além das abas já existentes nos canais, como Home, Vídeos e Listas de Reprodução, o serviço passaria a contar também com a aba Backstage, onde o conteúdo seria publicado em ordem cronológica reversa, como uma linha do tempo. Assim como os próprios vídeos, qualquer material postado nessa área também seria notificado aos assinantes, seja na web ou nos dispositivos móveis.

Curiosamente, o YouTube também permitirá que vídeos sejam publicados no Backstage, inclusive conteúdo no formato que será exclusivo do Backstage, não aparecendo listado em outras áreas do canal. Com isso, será criada a possibilidade de compartilhamento de vídeos mais curtos ou mesmo vídeos pontuais, efêmeros, destinados a serem visualizados naquele momento somente.

Ainda segundo o VentureBeat, a longo prazo o YouTube também planeja tornar o Backstage uma via de mão dupla, onde assinantes do canal poderão responder e interagir entre si também com fotos e conteúdo em vídeo, o que está sendo chamado de rich replies ou “respostas ricas”, em uma tradução direta.