Categorias

Canonical anuncia Ubuntu para tablets

Canonical fez contagem regressiva em seu site

Após uma contagem regressiva e um pouco de suspense em seu site, a Canonical finalmente revelou sua novidade para o Ubuntu: agora o sistema operacional está disponível para tablets. A interface é baseada no mesmo código do Ubuntu para PCs e smartphones, sendo ainda otimizada para toque, com gestops nas bordas para navegação.

O sistema traz para tablets um modo multitarefa que permite a execução de aplicativos e ligações em vídeo simultaneamente. Além disso, ele ainda suporta múltiplos usuários e tem um modo hóspede, permitindo que o usuário compartilhe o aparelho sem expôr sua privacidade.

Na parte de aplicativos, o Ubuntu conta nativos do Facebook, Twitter, Gmail, Google Maps e até mesmo Spotify. A Canonical afirmou ainda que desenvolvedores também poderão fazer com que seus sites sejam instalados em forma de aplicativo. 

Por enquanto a Canonical ainda não anunciou nenhuma parceria com produtores de hardware, dizendo apenas que o sistema terá suporte para aparelhos com telas entre 6 e 20 polegadas. O download do software estará disponível a partir da próxima quinta-feira (21), podendo ser instalado em tablets como Nexus 7 e Nexus 10, e smartphones Nexus 4 e Galaxy Nexus.