Categorias

Carro do Google Street View comete infração no Rio de Janeiro e motorista ironiza

O carro do Google Street View foi flagrado por um pedestre estacionado em cima da faixa de pedestre em Copacabana. Ao ser alertado da infração, motorista reagiu com deboche.

O flagrante foi registrado em foto por Antonio Oliveira e enviada para uma coluna participativa no jornal online O Globo. De acordo com Oliveira, ele tentou avisar o motorista, que ainda estava no veículo, mas foi tratado com grosseria: “Ele arriou o vidro e me mandou aplicar a multa”.

Carro do Google

Segundo o Código Nacional de Trânsito, parar sobre a faixa destinada a pedestres é uma infração de trânsito leve e o condutor pode perder três pontos na carteira. O valor da multa é baixo, apenas R$53. Apesar do carro pertencer a uma empresa estrangeira, ele está sujeito à mesma legislação que regula o trânsito para veículos nacionais.

A infração aconteceu às 10:30 da manhã, no cruzamento da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Santa Clara. Oliveira relatou que o fato causou indignação de quem assistiu a cena, mas nenhum agente da Guarda Municipal estava próximo para aplicar o flagrante.

Perguntado sobre o incidente, o Google respondeu que “todos os motoristas dos carros do Street View são treinados para respeitar as leis de trânsito vigentes. Tratamos todas as infrações com a maior seriedade e tomamos as medidas disciplinares necessárias para evitar que se repitam”.