Categorias

Carro do Google Street View se torna capaz de reconhecer nomes de ruas, números e empresas

O Google anunciou que aperfeiçoou a captura de imagens realizadas pelo carro do Google Street View, que passa a reconhecer automaticamente nomes de ruas, números e até empresas.

Utilizando um algoritmo de aprendizado de máquina, os dados  coletados pelo veículo servirão para alimentar o Google Maps com ainda mais informações.

No sistema antigo, o Google já adotava algoritmos para reconhecer rostos humanos e placas de veículos e filtrar a imagem para não ocorrerem violações de privacidade. Interpretar corretamente nome de ruas e logradouros, assim como números eram um dos grandes desafios da plataforma, para reduzir a necessidade de entrada de dados manual. No passado, a empresa chegou a utilizar o ReCAPTCHA como forma de empregar os usuários no reconhecimento de imagens.

Após anos alimentando o sistema com imagens e seus equivalentes em dados, o Google finalmente foi capaz de afinar seu algoritmo para a identificação de elementos textuais e numéricos com 84.2% de precisão, superando a marca atingida por qualquer sistema anterior. Como parte de seu desejo de compartilhar os avanços e promover a comunidade open source, o Google liberou a tecnologia de reconhecimento de caracteres no Github para os interessados.

O Google acredita que a mesma abordagem pode ser utilizada para identificar fachadas de empresas, lojas e serviços e adicioná-los automaticamente à listagem do Google Maps na mesma passada do carro do Street View, bastando ajustar um pouco mais o algoritmo utilizado.