Categorias

Carros que monitoram a saúde do motorista

A Ford anunciou ontem (18/5) o desenvolvimento de uma tecnologia controlada por voz que conecta os motoristas a vários sistemas e serviços de monitoramento de saúde. Com isso, pacientes com doenças como diabetes, asma e alergias recebem informações e alertas automaticamente.

Para isso, a fabricante de automóveis utilizará como base a tecnologia SYNC, desenvolvida pela Microsoft, já utilizada em 12 modelos diferentes de carros e que usa Bluetooth para conectar dispositivos sem o uso de fio.

Na nova versão do sistema, ainda em fase de testes, os veículos incorporam sensor de monitoramento de glicose no sangue, identificador de alergias e serviço online ativado por voz de gerenciamento de saúde. As informações dos pacientes ficam armazenadas com o uso da chamada cloud computing, com os dados hospedados em servidores remotos.

Em parceira com a empresa Medtronic, os pesquisadores da Ford desenvolveram, por exemplo, um serviço de monitoramento que permite ao sistema do carro, via Bluetooth, identificar automaticamente a situação do paciente com diabetes, que é exibida em uma tela. Em caso de alterações, são exibidos alertas.

Os novos veículos têm potencial para atingir um grande público. Só nos Estados Unidos, cerca de 26 milhões de pessoas têm diabetes, segundo a American Diabetes Association. E cerca de 60 milhões de norte-americanos sofrem com asma e alergias, segundo dados Asthma and Allergy Foundation of America.

A Ford também está trabalhando com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) para o desenvolvimento de tecnologias que possam colaborar no controle de doenças do coração e no combate ao estresse.

O famoso instituto tem estudos que relacionam o ato de dirigir a essas questões. Segundo os pesquisadores, ao incorporar sistemas como tecnologias que ajudam na hora de estacionar ou avisam sobre as condições de trânsito, por exemplo, é possível reduzir consideravelmente o nível de estresse.

Com informações de IDG Now.