Uma empresa farmacêutica está usando alta tecnologia em um novo tipo de cartaz eletrônico na Suécia para combater o vício do cigarro: um cartaz que tosse.
Sensores embutidos são capazes de detectar quando um fumante passa próximo e a tela do cartaz mostra um vídeo de um homem tossindo, incomodado com a fumaça.
O resultado é perturbador e tem pego muita gente desprevenida nas ruas. Mas era justamente essa a ideia da cadeia de farmácias local Apotek Hjartat, que comercializa produtos para quem está disposto a largar o cigarro. Embora o consumo de cigarros esteja em seu nível mais baixo já registrado na Suécia, a campanha busca conscientizar ainda mais pessoas, usando do bom-humor. Confira o resultado:
Uma porta-voz da agência de publicidade Åkestam Holst, responsável pelo cartaz eletrônico, defendeu a iniciativa e declarou que “todo fumo é um problema para as pessoas que fumam, se não agora, mais tarde. Apenas recentemente a Suécia introduziu imagens de alerta nos maços de cigarros. Por quê? Porque fumar não é bom para você. Você não pode ter chamadas demais a respeito disso”.