Categorias

Carteira de Habilitação digital é liberada em dois estados brasileiros

Menos de seis meses depois de serem aprovadas pelo Contran, as Carteiras Nacionais de Habilitação digitais estão liberadas para os estados de Goiás e Distrito Federal e já podem ser solicitadas pelos motoristas.

O aplicativo oficial já está disponível para iOS e Android, mas os usuários por enquanto só podem ativar o serviço nos estados onde a modalidade de CNH-e foi habilitada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o aplicativo tem o mesmo valor jurídico da versão impressa da carteira de habilitação, agregando vantagens do meio eletrônico, como mobilidade, praticidade, segurança e comodidade. “Seja bem vindo a um novo mundo de possibilidades, economizando tempo e dinheiro ao fazer uso de sua CNH Digital!” é a mensagem que aparece na página oficial do aplicativo nas lojas virtuais.

Para habilitar o serviço será necessário cadastrar um endereço de email e telefone no site do DENATRAN. É necessário um certificado digital para acessar o cadastro e validar a segurança. Se o usuário não possuir o certificado ainda, deverá comparecer pessoalmente ao Detran mais próximo para confirmar os dados solicitados e aderir ao CNH-e.

A meta do órgão é levar o recurso para todos os 27 estados brasileiros até primeiro de Fevereiro de 2018.