Categorias

Celular construído em Minecraft funciona de verdade

O YouTuber CaptainSparklez gravou uma demonstração em seu canal de um novo recurso liberado para o Minecraft: a possibilidade de fazer chamadas de vídeo de dentro do jogo usando um celular feito de blocos.

A tecnologia é real e é um oferecimento da gigante da telefonia americana Verizon. Com o celular dentro do jogo, é possível realizar chamadas de vídeo, tirar uma selfie e enviar por MMS e até navegar na Internet.

A iniciativa nasceu de uma colaboração entre o YouTuber e a empresa o resultado é impressionante:

Toda a brincadeira acontece graças a uma aplicação web open source chamada Boxel, “que traduz páginas reais da web e transmissão de vídeo em blocos que podem ser construídos em tempo real no servidor de Minecraft”. A “tela” do celular gigante funciona então como uma área de construção, cujos blocos são montados e desmontados instantaneamente para acompanhar o que está sendo transmitido do outro lado.

Quem acompanha a chamada em vídeo fora do Minecraft verá o seu interlocutor na forma de seu avatar no jogo. Obviamente, a aplicação não consegue gerar gráficos de alta resolução dentro do mundo de blocos de Minecraft. Na verdade, são gráficos de baixíssima resolução, mas ainda assim, é um feito tecnológico.