Categorias

CEO da Amazon testou secretamente o lançamento de um foguete para o espaço

Blue Origin, uma startup de foguetes e naves espaciais do CEO da Amazon, Jeff Bezos, realizou um voo de teste do seu foguete não tripulado New Shepard nessa quarta-feira, revelou Bezos.

Um vídeo publicado no site da Blue Origin mostra o foguete sendo erguido em uma plataforma de lançamento, seguido por uma breve contagem regressiva e uma decolagem suave.

Como era um voo de teste, a cápsula que tinha uma tripulação falsa desceu de pára-quedas até a Terra.

Bezos disse que todos os equipamentos funcionaram perfeitamente bem e proveram energia para o New Shepard “durante o teste planejado de 307 mil pés”. “Astronautas a bordo teriam feito uma agradável viagem até o espaço e um retorno suave”, disse.

amazon-foguete
Cápsulas da equipe desceram sem problemas

Mas esse não é exatamente o futuro do novo Shepard foguete. Shepard deve se tornar uma sonda suborbital totalmente reutilizável com um módulo de propulsão próprio para voar e fazer aterragens verticais após se separar da cápsula de tripulação. Essa parte do voo de testes infelizmente não foi bem sucedido.

“Um dos nossos objetivos é a capacidade de reutilização, e infelizmente nós não conseguimos recuperar o módulo de propulsão porque perdemos pressão no nosso sistema hidráulico na descida”, escreveu Bezos. “Nós estaremos prontos para voar novamente em breve”.

Blue Origin é uma das várias empresas focadas no espaço que foram criadas por líderes da indústria de tecnologia, como a SpaceX, de Elon Musk, e pretende levar turistas para o espaço.