Categorias

CEO da SoftBank prevê um trilhão de dispositivos da Internet das Coisas em 20 anos

Quando a SoftBank comprou a ARM por 31 bilhões de dólares em Setembro, a empresa estava claramente de olho no futuro. E agora, o seu CEO revelou o que espera para esse futuro: um trilhão de dispositivos da Internet das Coisas.

Masayoshi Son declarou ontem na abertura da conferência ARM TechCon em Santa Clara, California, que acredita que estamos no limiar de uma explosão evolutiva que acabará por nos levar à Singularidade.

Um levantamento recente feito pela Gartner apontou que até o final do ano haverá  mais de 6 bilhões de dispositivos que não são PCs nem smartphones ou tablets conectados à internet e que esse número deverá subir para 20 bilhões em 2020. As previsões do CEO da SoftBank são mais otimistas e vão além: “nos próximos vinte anos, nós veremos um trilhão de dispositivos da Internet das Coisas”. Pelos seus cálculos, o tráfego de dados global será multiplicado por 2.400 em relação ao volume atual.

“Essa será a primeira vez na Terra que iremos experimentar um trilhão de chips agregando dados de todo tip. Nós poderemos agregar todo tipo de análise. Isso nos dará inteligência. Isso nos tornará super espertos”, aposta Son. Para o executivo, essa explosão de dispositivos será equivalente à explosão de novas espécies do período Cambriano, 500 milhões de anos atrás. O resultado final será o advento da Singularidade, quando a inteligência somada das máquinas irá superar a inteligência coletiva dos humanos, afirmou.

Mas o crescimento desenfreado dos dispositivos de Internet das Coisas tem assustado especialistas, na medida em que o grande volume de unidades desprovidas de segurança vem sendo utilizado para propósitos escusos na internet. Para Masayoshi Son, essa também é uma preocupação: “segurança será essencial. Segurança se torna mais importante do que duplicar o ciclo do processador. Sem segurança, isso se torna perigoso”.

Mas o CEO da SoftBank acredita que não adianta remar contra a maré e mantém o otimismo: “algumas coisas ruins poderiam ser antecipadas. Quer você goste ou não, essa Explosão Cambriana está acontecendo. Você gostaria de estar do lado dos que são capazes de comer ou de ser comido? Nós temos que equipar a tecnologia do nosso lado. Aqueles que evoluem com essa tecnologia irão fazer isso acontecer”.