Categorias

CEO da Toshiba renuncia cargo após escândalo na empresa

O CEO da Toshiba e seu vice-presidente revelaram hoje que estão saindo da empresa após um relatório independente revelar um escândalo de manipulação contábil de US$ 1,2 bilhões.

Ao longo de vários anos, o lucro operacional da Toshiba foi inflado e, segundo o relatório, toda a gestão-chefe da empresa estava envolvida.

Após o escândalo ser revelado, o CEO da Toshiba, Hisao Tanaka, e o vice-presidente Norio Sasaki renunciariam aos seus cargos, com Masashi Muromachi tomando posse como CEO interino.

toshiba

“Dentro da Toshiba, havia uma cultura corporativa em que não se pode ir contra a vontade dos superiores”, constatou investigadores.

“Portanto, quando a alta administração apresentou ‘desafios’, presidentes de divisões, gerentes de linha e funcionários abaixo deles realizaram continuamente práticas contábeis inadequadas para cumprir metas em consonância com os desejos de seus superiores,” explicaram os investigadores.

A comissão não encontrou provas de que Tanaka ou Sasaki deram ordens diretas para aumentar os números, mas eles estavam cientes disso e não tomaram medidas para mudar a situação.