Categorias

CEO do Google tem conta no Quora invadida

Está mesmo aberta a temporada de caça aos perfis de grandes nomes da tecnologia: depois de Mark Zuckerberg, agora foi a vez de Sundar Pichai, CEO do Google ter uma de suas contas invadida.

Os mesmos hackers que invadiram as contas de Pinterest e Twitter do fundador do Facebook atacaram o perfil do Quora de Pichai e publicaram conteúdo no serviço de perguntas e respostas, que foi automaticamente replicado no perfil do Twitter do executivo.

O grupo autodenominado Ourmine afirma ter usado um caminho diferente para entrar na conta de Quora de Sundar Pichai. Enquanto foi utilizada uma senha repetida de Zuckerberg para invadir suas redes sociais, no caso que aconteceu durante esse final de semana, o grupo proclamou ter explorado uma vulnerabilidade do Quora para realizar seu ataque. O coletivo hacker já teria alertado o Quora anteriormente sobre a falha de segurança, mas a empresa não teria corrigido o problema, segundo suas alegações.

Inicialmente o Ourmine afirmou ter invadido também a conta de Twitter de Pichai, mas descobriu-se apenas que o perfil na rede social estava conectado ao Quora e replicou a mensagem postada no serviço de perguntas e respostas comprometido. Sundar Pichai já recuperou o controle de sua conta no Quora e todo o conteúdo publicado pelos hackers foi apagado.

Sundar-Pichai-Twitter

O Ourmine está tentando se projetar como uma empresa de segurança, chamando a atenção de altos executivos da indústria de tecnologia e oferecendo um serviço de “proteção”. Em um comunicado enviado para o site The Next Web, o grupo afirma: “nós estamos apenas testando a segurança das pessoas, nós nunca alteramos suas senhas, nós fizemos isso porque existem outros hackers que podem invadir e mudar tudo”.